História

História de Avaí

O surgimento da povoação se deu com a chegada da ferrovia Noroeste, logo após a passagem dos engenheiros que constituíam a Comissão de Estudos dos cem primeiros quilômetros, realizado a partir de janeiro de 1905 e chefiada pelo engenheiro João Feleciano da Costa Ferreira, após haver transposto o Rio Batalha e atingido a encosta entre os rios Batalha e Jacutinga.

 

Surgimento

Foi ali, nesse local, que se colocou a placa quilométrica 48, a partir de Bauru, seu ponto inicial, para se construir, junto a essa mesma placa, a estação que viria a ter o nome Jacutinga.

Com as terras no local onde se edificaria a estação pertenciam à Fazenda Jacutinga, de propriedade do major Gasparino de Quadros e sua mulher, o administrador ou capataz João Baptista Dias, mais conhecido como “João Guari”, sugeriu ao proprietário das terras que fizesse a doação de uma área para a formação de um povoado junto à estação.

No dia 2 de dezembro de 1919, depois de incessante trabalho realizado pelo coronel Juvencio Silva e por Domingos Zulian junto à Câmara Estadual, Altino Arantes, presidente do Estado, promulgou a Lei Estadual nº. 1.672 de 2 de dezembro de 1.919, criando o município e, em lugar do nome de Jacutinga, foi atribuído o nome de Avaí.

Economia

Devido à extensão territorial extensa, a agricultura vem se transformando na principal atividade de desenvolvimento do município, destacando as produções de abacaxi, laranja, lichia, melancia, pimentões, seringueiras, cana-de-açúcar, pinus e eucaliptos. Vale destacar a pujança dos pecuaristas do município, com modernas fazendas aliadas à tecnologia e treinamento na capacitação dos profissionais para atender exigências do mercado internacional, os pecuaristas estão adotando o método de rastreamento de carne destinada à exportação. O método já usado em países europeus consiste em um chip, que permite ao consumidor conhecer a origem do gado. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira e de cerâmica.

Administração

Prefeito: Celso Roberto de Faveri – PTB (2013/2016)
Vice-prefeito: Marcos Aparecido Gratieri – PSB (2013/2016)
Presidente da Câmara: Vinícus Neves Iunes – PSDB (2015/2016)

Galeria de Imagens